COMBATE AO GREENWASHING NO REINO UNIDO PODERÁ RENDER MULTAS A GRANDES EMPRESAS
- Luis Fernando F. Penteado
- 25 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
As autoridades do Reino Unido têm o poder de multar até um décimo do faturamento global das empresas se for comprovado o greenwashing, e um relatório recente constata que quase metade das grandes empresas no Reino Unido estão em risco.
No Reino Unido, quatro em cada dez grandes empresas enfrentam multas pesadas por greenwashing em 2024, à medida que uma grande intensificação da lei de proteção ao consumidor pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) e pela União Europeia entra em vigor.
Segundo uma nova análise de sustentabilidade feita pela plataforma de conformidade impulsionada por IA, Compare Ethics, as empresas ainda não estão mitigando o risco real, que inclui um ambiente em rápida mudança no qual cada alegação sustentável deve ser minuciosamente verificada, entre outros aspectos.
Em 2020, uma variedade de agências de proteção ao consumidor se uniu globalmente e conduziu uma pesquisa independente. Eles descobriram que 40% das empresas internacionais haviam feito alegações ambientais enganosas.
No Reino Unido, Unilever e Boohoo, entre outros, chamaram a atenção da CMA nos últimos dois anos. Sublinhando sua determinação em combater os infratores, a CMA gastou £1,3 milhão (€1,52 milhão) e cerca de 29.471 horas de trabalho em suas investigações sobre greenwashing entre setembro de 2021 e janeiro de 2024, conforme relatado pela Financial News.
Alguns de seus achados destacaram o uso por parte das empresas de linguagem vaga.
A CMA também descobriu que a linguagem usada por Asos, Boohoo e George era "muito ampla e vaga", sugerindo uma fabricação mais sustentável de algumas roupas do que realmente era o caso.

Comments