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O MERCADO DE CARROS ELÉTRICOS EM 2023

  • Foto do escritor: Luis Fernando F. Penteado
    Luis Fernando F. Penteado
  • 12 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

À medida que nos aproximamos do final de 2023, os veículos elétricos (EVs) tomaram o centro das atenções. O ano foi marcado por eventos notáveis, desde a tão esperada entrega do Cybertruck da Tesla até os Estados Unidos atingindo um recorde impressionante de mais de 1 milhão de vendas de veículos totalmente elétricos em um único ano.


A Bloomberg relata que a adoção de EVs está em ascensão globalmente, inclusive em regiões mais distantes, como Índia, Tailândia e Indonésia. Com os EVs caminhando para representar 9% das vendas de automóveis nos EUA, comparado a meros 1% em 2018, é difícil não se entusiasmar com a rápida aceitação dos carros elétricos.


Apesar do progresso nas vendas de EVs, a comunidade climática e a indústria de veículos elétricos ainda não estão focadas o suficiente na descarbonização da fabricação e nas emissões da cadeia de suprimentos.


O relatório divulgado em fevereiro pela Polestar e Rivian, com suporte da Kearney, desvendou o caminho para um transporte com pegada de carbono zero, destacando as implicações de dar mais atenção às vendas de EVs do que à descarbonização da cadeia de suprimentos.


Este relatório passou despercebido, talvez perdido nas discussões chamativas sobre novos EVs, mas sua mensagem não deve ser ignorada: se a indústria automotiva ignorar as emissões de ciclo de vida ou não tomar medidas agressivas para reduzi-las, pode resultar no esgotamento do orçamento de carbono de todo o setor até 2035.


Dois pontos-chave merecem destaque:

  • Cerca de 39% das emissões de veículos de passageiros provêm da manutenção, fabricação e produção de energia.

  • As emissões da cadeia de suprimentos para EVs são aproximadamente 35 a 50% mais altas do que para veículos a combustão interna, principalmente impulsionadas pelo pacote de bateria e outros materiais, como aço e alumínio.


Olhando para 2024, espera-se que a descarbonização da cadeia de suprimentos e da fabricação ganhe mais atenção. Volvo e Polestar se destacam como marcas já realizando um trabalho produtivo nesse sentido. A Volvo está usando a sustentabilidade do EX30 como ferramenta-chave de marketing, e a Polestar recentemente publicou a primeira avaliação de ciclo de vida do Polestar 4, revelando ter a menor pegada de carbono de todos os carros Polestar até o momento, registrando 19,4 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente no lançamento.




 
 
 

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