SOUTHWEST AIRLINES ADQUIRE EMPRESA DE PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL
- Luis Fernando F. Penteado
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A Southwest Airlines anunciou a aquisição da SAFFiRE Renewables, um projeto apoiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) com o objetivo de ampliar a produção de combustível de aviação sustentável a partir de resíduos agrícolas.
Essa aquisição segue o lançamento, no mês passado, pela companhia aérea, da Southwest Airlines Renewable Ventures (SARV), uma nova subsidiária responsável por gerenciar os investimentos da empresa em combustível de aviação sustentável (SAF) e criar oportunidades para a obtenção de SAF para alcançar suas metas de combustível limpo. A Southwest estabeleceu a meta de substituir 10% do seu consumo de combustível de aviação por SAF até 2030.
A Southwest fez seu primeiro investimento na SAFFiRE em 2022, e a empresa agora fará parte do portfólio de investimentos da Southwest Airlines Renewable Ventures.
Bob Jordan, Presidente e CEO da Southwest Airlines, disse: "Esta aquisição marca a transição da Southwest de investidor para único proprietário da SAFFiRE, expressando nossa confiança na tecnologia da SAFFiRE e seu potencial para avançar em nossos objetivos de sustentabilidade, bem como nos objetivos da indústria em geral. Defender o SAF é um pilar fundamental do plano Nonstop to Net Zero da Southwest e de nosso trabalho em direção a um futuro mais sustentável para viagens aéreas. Estamos ansiosos para continuar nossa jornada com a SAFFiRE como parte de nossos esforços para impulsionar essa tecnologia promissora."
A SAFFiRE, sediada em Dakota do Norte, foi formada pela empresa de tecnologia de etanol D3MAX e apoiada pelo Departamento de Energia dos EUA como parte de um projeto destinado a diminuir as emissões de transporte por meio do desenvolvimento de tecnologia de biocombustíveis avançada.
O SAF é geralmente produzido a partir de recursos sustentáveis, como óleos residuais e resíduos agrícolas. A SAFFiRE utiliza a tecnologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do DOE para gerar etanol de milho renovável - uma matéria-prima de resíduos amplamente disponível, com aproximadamente 400 milhões de toneladas restantes após a colheita a cada ano nos EUA - que pode então ser melhorado para SAF.
Segundo a SAFFiRE, o SAF produzido usando essa tecnologia pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida em relação aos combustíveis fósseis em até 84%.
Após a aquisição pela Southwest, espera-se que a SAFFiRE avance para uma nova fase do projeto, com o desenvolvimento de uma planta piloto para utilizar a tecnologia licenciada exclusivamente pela empresa do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do DOE para processar 10 toneladas de resíduos de milho por dia para a produção de etanol renovável. O etanol deverá ser convertido em SAF pela empresa de tecnologia de combustível de aviação sustentável LanzaJet. A Southwest anunciou um investimento na LanzaJet em março, que também faz parte do portfólio da SARV.
Tom Nealon, Presidente da SARV e CEO da SAFFiRE, disse: "O etanol renovável é uma matéria-prima importante para a realização de SAF de alto volume e acessível, que é uma parte crítica da jornada para emissões líquidas zero de carbono. Estamos entusiasmados com o caminho do etanol para o SAF e o potencial da SAFFiRE de produzir etanol renovável em uma escala economicamente viável."

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